quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Tarefa de investigação, aplicada a alunos do 4.º ano, com recurso ao Scratch



Tarefa de investigação - "A diagonal do quadrado" - proposta a alunos do 4.º ano de Aguim e Tamengos, concelho de Anadia, na sequência de uma questão do Exame Nacional de Matemática do 4.º ano de 2013, na qual os alunos revelaram muitas dificuldades.

Esta tarefa deu "luta aos alunos", no sentido de que tiveram de fazer matemática, para além da programação em scratch. No 4.º ano, os alunos desconhecem completamente o Teorema de Pitágoras, pelo que tiveram de pensar, fazer contas, até arranjarem uma aproximação razoável para o comprimento da diagonal do quadrado, comprimento esse correspondente aos "passos que a caneta scratch" tem de deslizar para traçar o segmento de reta que une dois vértices não consecutivos de um polígono convexo, neste caso de um polígono regular - o quadrado.

Esta tarefa revelou-se riquíssima para a aprendizagem dos alunos, dado que lhes permitiu não só consolidar os conhecimentos de 4.º ano como ir mais além.

Da análise das opiniões dos alunos registadas num questionário aplicado no final da sessão, constata-se que os alunos não só perceberam perfeitamente as múltiplas aprendizagens que realizaram durante a concretização do projeto, como reconheceram que o Scratch é de facto uma ferramenta com enorme potencial para o ensino e aprendizagem da Matemática.

Sem comentários:

Enviar um comentário